quarta-feira, 26 de outubro de 2011



FUTEBOL, PARABÉNS PRA VOCÊ!
Hoje, 26 de outubro, marca oficialmente o nascimento do Futebol para o mundo, tal e qual conhecemos.  A comemoração festeja os  148  anos de fundação da Football Association – FA,  entidade Inglesa oriunda de escolas e clubes Britânicos,  que  um dia se meteram a jogar uma bola de couro com os pés  em plena Inglaterra do final do século XIX. Eles se reuniram com o objetivo de uniformizar as regras de um jogo que contagiava os súditos da Coroa, o Football.

Esse encontro iluminado aconteceu no centro de Londres, mais precisamente na Freemason’s Tavern, na Great Queen Street. Participaram 12 representantes de Clubes e Escolas. Houve uma dissidência, a Escola Blackheat, que  deixou a reunião, não aceitou que fosse considerado falta o chute abaixo do joelho.  Enfim, as 11 representações que permaneceram fundaram a primeira  entidade dirigente do Futebol no mundo, sob o comando de Ebenezer Cobb Morley, considerado então o primeiro cartola do Futebol.  A partir de então, o “Pé na Bola” seria jogado  de acordo com as 14 regras  definidas na Freemason’s Tavern.

O Futebol ganhou o mundo, hoje a FIFA – Fédération Internationale de Football Association, entidade que governa o futebol mundial ,tem mais Países associados que a ONU.

Em 1894, mais precisamente no dia 18 de fevereiro, o Football desembarca no Brasil. Ele chegou sem fazer alarde, na bagagem e nos pés  do Jovem Charles Miller, brasileiro nascido no Brás em São Paulo. E foi ali mesmo, na terra da garoa, em 14 de abril de 1895, a primeira partida de Futebol em terras Brasileiras, um amistoso entre a São Paulo Railway contra  a companhia de Gás, em um campo improvisado na Região da Várzea do Carmo, que terminou com o placar de 4 x 2 para o time de Charles Miller. 

Já em 19 de Julho de 1900 é fundado o primeiro time de Futebol no Brasil, o Sport Club Rio Grande, data em que é comemorado o Dia Nacional do Futebol, o Futebol pentacampeão mundial. Bem, aí já são outras histórias!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário