PROFESSOR LUCIANO SANT’ANNA MINISTRA AULA DE SURF NO PERU E EQUADOR.
Durante o mês de maio o professor Luciano Sant’anna do Projeto surf para todos da SECER (secretaria de Esportes e recreação de Caraguatatuba), aproveitando a temporada de boas ondas na América do sul, esteve treinando com alguns alunos do projeto surf para todos da Escola de surf de Caraguatatuba que tem o apoio da secretaria de esportes de Caraguá através do FIDA.
Sant’anna treinou com alguns atletas da cidade na região de Punta Hermosa, sul de Lima, capital peruana, surfaram os principais pontos de surf na região, como: La Isla, Punta Rocas, Cabaleiros, Pico Alto, Peñascal, Puerto Viejo e Kontiki, mas a grande surpresa nas aulas do professor Luciano no Peru, foi na região norte na cidade de Trujillo na província de Huanchaco. Quando o professor ministrou aulas de surf para crianças peruanas de uma escola da rede municipal de ensino que tiveram um dia especial na aula de educação física que acontecia na praia.
A língua espanhola não foi barreira e como todo brasileiro ele deu um jeitinho e arriscou no “portunhol”, explicando toda teoria e prática.
O professor Pedro Gonzáles da escola I E Maria Del Socorro da rede municipal em Huanchaco, disse que foi uma grande satisfação ter a oportunidade de colocar as crianças em contato com um professor especializado em surf e a importância de trabalhar o esporte como o surf dentro da escola. A maioria dequelas crianças não tem oportunidade da praticar o esporte no Peru, pois a condição social aqui é muito difícil as crianças não tem dinheiro para adquirirem o equipamento e roupas especiais que mantêm o corpo aquecido durante a pratica, levando em conta que o mar na maior parte do território Peruano a água do mar é muito fria por causa das correntes do pacífico sul que banha o país.
Além de ensinar o professor teve a oportunidade de conversar e trocar experiências com professores de surf de diversas escolas de surf de Huanchaco. Como a escola de surf Muchik dos professores e irmãos Chicho Huamanchumo e Omar Huamanchumo que fazem um trabalho parecido com o do professor Luciano sant’anna aqui no Brasil, aonde eles além das aulas particulares eles ministram aulas para crianças muito carentes que abitam regiões desérticas de Huanchaco.
O professor Luciano Sant’anna aproveitando que estava perto da fronteira com o Equador , foi até a cidade de Santa Elena no distrito de Montañita e teve mais intercânbio com as Escola de surf daquele país, que tem uma região muito parecida com a do litoral norte Paulista. "Tantos eu assim como os atletas e alunos que estiveram comigo no Peru e no Equador tiveram a oportunidade de aprender a surfar em ondas diferentes das nossas e estar em contato com um polvo de uma cultura muito rica." DISSE SANT'ANNA
Nenhum comentário:
Postar um comentário